Representações sociais de pobreza construídas pelos cursistas da Especialização Educação, Pobreza e Desigualdade Social realizada no Rio Grande do Norte: primeiros resultados

Autores

  • Eliana Andrade da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Kilza Fernanda Moreira de Viveiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

As representações sociais são uma modalidade de conhecimento produzido pelo senso comum que tem por função precípua a elaboração de comportamentos e a comunicação entre os indivíduos (MOSCOVICI, 1978). Toda representação social é a leitura particular de um objeto, realizada por um sujeito (individual ou coletivo), a partir das crenças, valores e informações que o mesmo compartilha na cultura na qual se situa. Apoiando-se nessa teoria, a presente pesquisa buscou identificar e conhecer a estrutura da representação social ou das representações sociais sobre o objeto simbólico pobreza construídas pelos cursistas da EPDS no estado do Rio Grande do Norte. O universo da pesquisa foi composto por 301 estudantes que responderam a um questionário de livre associação de palavras, cujos dados foram analisados com apoio do software EVOC (VERGÈS, 2005). Com base na abordagem do núcleo central das representações sociais, de Jean-Claude Abric, foi possível identificar a estrutura dos conteúdos representacionais compartilhados pelos sujeitos investigados.  Nessa estrutura, encontra-se um sistema central composto pelos elementos "desigualdade" e "exclusão” e um sistema periférico composto pelos elementos "falta, fome, miséria, necessidade". Os resultados indicam a existência de duas representações sociais: uma de caráter ideológico, que enfatiza os aspectos macroeconômicos e políticos ou o papel da educação na produção do fenômeno e outra que considera a pobreza como parte da realidade social, portanto sem críticas de caráter econômico ou político. 

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Publicado

2017-09-24

Como Citar

Silva, E. A. da, & Viveiros, K. F. M. de. (2017). Representações sociais de pobreza construídas pelos cursistas da Especialização Educação, Pobreza e Desigualdade Social realizada no Rio Grande do Norte: primeiros resultados. Educar Em Revista, p. 35–54. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/51389

Edição

Seção

Dossiê Temático