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Em busca de novas explicações sobre a relação entre educação e desigualdade: o caso da Universidade Tecnológica de Nezahualcóyotl

Pedro Flores-Crespo

Resumo


Ao explicar a relação entre a desigualdade e a educação sob as perspectivas funcionalistas, se corre o risco de deixar de debater a forma em que os indivíduos atuam no interior das estruturas sociais. Esse artigo, portanto, se propõe a utilizar a perspectiva das capacidades humanas de Amartya Sen para explicar a relação entre desigualdade e educação superior no México. Para este estudo, foi escolhida a Universidade Tecnológica de Nezahualcóyotl (UTN), cujos egressos adquirem um tipo de capacidade (ou liberdade) que lhes permite recriar continuamente, até certo ponto, as formações sociais em que se inserem e atuam. Essa ação constitui um primeiro passo para a redução da desigualdade. No entanto, a medida que os jovens intervêm em seu mundo e traçam suas próprias rotas de desenvolvimento pessoal e profissional com o propósito de alcançar maior bem-estar, as oportunidades sociais e econômicas se restringem. Tal fato traz como consequência a divisão de um grupo de profissionais com aspirações similares, mas com níveis econômicos diversos, surgindo, assim, um novo tipo de desigualdade.  Aqueles estudantes com um nível de renda mais alto cumprem com maior facilidade suas aspirações, se comparados àqueles jovens que enfrentam limitações econômicas. Ainda que a UTN contribua de maneira substancial para a redução da desigualdade de capacidades, também é necessário prestar atenção ao âmbito institucional, político e econômico que rodeia esta universidade para ampliar o entendimento da desigualdade dentro do campo educativo.


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