A linguagem e o nascimento do outro: contribuições para formação do professor / Language and the Birth of the Other: contributions to teacher education
Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Alteridade, Singularidade, Dialogicidade e Linguagem / Inclusive Education, Otherness and Singularity, Dialog and LanguageResumo
Este artigo visa explicitar como a linguagem constitui o ser humano, a percepção de si e do outro, contribuindo para a atribuição de significados educativos resultantes das experiências sociais. Estabelecer trocas sociais relaciona-se com a percepção positiva do sujeito e com a superação das crenças de incapacidade, relacionadas à deficiência física, sensorial e intelectual, disseminadas no estado de natureza. A posse da linguagem pode contribuir para formação da autonomia, da cidadania e da participação social da pessoa com deficiência, tornando-se o fundamento das tecnologias, para promover o rompimento de todas as outras barreiras sociais. Neste artigo, são analisadas as relações entre a Educação Dialógica e o processo de formação da alteridade, buscando contribuir para os fundamentos da pedagogia inclusiva e a conquista da autonomia dos sujeitos com ou sem deficiência. Toma-se como pressuposto que o outro não se constitui como um ato de vontade individual, mas como fruto da posse da linguagem e das construções dialógicas de que participa. Considerando a concepção de Bakhtin, os sujeitos constituem-se a partir das trocas sociais, valendo-se das mediações e dos signos adequados, que propiciam a percepção de si e do outro, a percepção das capacidades, a constituição da subjetividade e da singularidade.
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This article aims to explain how language constitutes the human being, the perception of self and the other, contributing to the attribution of educational meanings resulting from social experiences. Establishing social exchanges is related to the positive perception of the subject and overcoming the beliefs of disability, related to physical, sensory and intellectual disability, disseminated in the state of nature. The possession of language can contribute to the formation of autonomy, citizenship and social participation of people with disabilities, becoming the foundation of technologies, to promote the breaking of all other social barriers. In this article, the relationship between dialogic learning and the otherness constitution process is discussed, intending theoretical contributions to the inclusive education paradigm. The assumption is that the other one is not an individual act of will, but is the product of the possession of language and the dialogic constructions in which he participates. Considering Bakhtin’s conception, human beings are made by social exchanges, using the appropriate signs that produce the perception of self and others, the perception of one’s capacities, the constitution of subjectivity and singularity.
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