A coordenação pedagógica, a formação continuada e a diversidade étnico-racial: um desafio

Autores

  • Bartolina Ramalho Catanante Universidade do Estado de Mato Grosso do Sul
  • Lucimar Rosa Dias Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Formação de professores, coordenação pedagógica, diversidade étnico-racial.

Resumo

Este artigo almeja discutir os desafios colocados ao trabalho do(a) coordenador(a) pedagógico(a) como responsável pela formação continuada nas instituições escolares e a necessária inclusão nessas atividades da educação para as relações étnico-raciais, conforme determina as Diretrizes Curriculares para a Formação Inicial e Continuada de Professores. A nós nos interessa compreender o que se espera desse(a) profissional na articulação do papel formador com as normativas que assegurem o direito a todos (as) de acessarem uma educação que contemple a diversidade étnico-racial. Nossa conclusão é que, se não for acompanhada de apoio institucional, a carga de responsabilidade atribuída à formação realizada no locus da escola pelo(a) coordenador(a) dificilmente levará a uma educação que promova a igualdade racial tal qual prevista nas normativas.

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Publicado

2017-06-18

Como Citar

Catanante, B. R., & Dias, L. R. (2017). A coordenação pedagógica, a formação continuada e a diversidade étnico-racial: um desafio. Educar Em Revista, p. 103–113. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/51130

Edição

Seção

Dossiê Temático