Juventudes contemporâneas, cotidiano e inquietações de pesquisadores em Educação – uma entrevista com José Machado Pais

Autores

  • José Machado Pais Universide de Lisboa Instituto de Ciências Sociais
  • Miriam Pires Corrêa de Lacerda Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Victor Hugo Nedel Oliveira PPG Educação - PUCRS Doutorado em Educação

Palavras-chave:

Juventudes, Sociologia do Cotidiano, Educação.

Resumo

José Machado Pais é professor do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa (ULisboa). O Dr. Pais tem se dedicado ao ensino e tutoria de estudantes de Doutorado e é Professor Convidado do ISCTE/ Instituto Universitário de Lisboa. Foi Professor Visitante em várias universidades europeias e sul-americanas. Tem dirigido projetos internacionais europeus em vários domínios das Ciências Sociais. Coordenou o Observatório Permanente da Juventude Portuguesa e o Observatório das Atividades Culturais. Nesta entrevista, concedida aos professores Miriam e Victor, o professor Pais discute temas importantes para o campo de pesquisa na área de juventudes, bem como apresenta pistas para as opções metodológicas no campo do registro do cotidiano. Ele afirma que o olhar pode ser um bom instrumento para a decifração dos códigos vividos no cotidiano, onde “tudo passa sem que nada pareça passar”. José Machado Pais destaca que os processos de transição da juventude para a vida adulta continuam marcados pela imprevisibilidade. Enfatiza a necessidade de explorar o cotidiano como um campo de produção imaginária, de criatividade.

Biografia do Autor

José Machado Pais, Universide de Lisboa Instituto de Ciências Sociais

Licenciado em Economia e doutorado em Sociologia, José Machado Pais é Investigador Coordenador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (vice-presidente) e Professor Convidado do ISCTE/Instituto Universitário de Lisboa. Foi Professor Visitante em várias universidades europeias e sul-americanas. Tem dirigido projectos internacionais europeus em vários domínios das Ciências Sociais. Coordenou o Observatório Permanente da Juventude Portuguesa e o Observatório das Actividades Culturais. Foi Director da revista Análise Social e da editora Imprensa de Ciências Sociais. Tem sido consultor da União Europeia e do Conselho da Europa. Publicou mais de 20 livros, de entre os quais se destacam: Artes de Amar da Burguesia (Lisboa, 1986, 2006); A Prostituição e a Lisboa Boémia (Lisboa, 1985, 2008); Culturas Juvenis (Lisboa, 1993, 1995, 2003);  Consciência Histórica e Identidade (Oeiras, 1999); Sociologia da Vida Quotidiana (Lisboa, 2002, 2004, 2007);  Nos Rastos da Solidão (Porto, 2006, 2007). Lufa-lufa quotidiana. Ensaios sobre Cidade, Cultura e Vida Urbana (2010). Em 2003, recebeu o Prémio Gulbenkian de Ciências Sociais pela sua obra Ganchos, Tachos e Biscates. Jovens, Trabalho e Futuro (Porto, 2001, 2003, 2005), também publicada em Espanha: Chollos, Chapuzas, Changas. Jóvenes, Trabajo Precário y Futuro (Barcelona Anthropos, 2007). No Brasil publicou Tribos Urbanas (São Paulo, Annablume, 2004, 2006) e Vida Cotidiana: Enigmas e Revelações (São Paulo, Cortez, 2005). Em 2010 realizou o documentário: O fado é bom demais... (fado de Quissamã, Brasil).

Miriam Pires Corrêa de Lacerda, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professora Adjunta do Programa de Pós Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Integra a Linha de Pesquisa Formação, Politicas em Educação . Doutora em Educação pela UFRGS (2009). Realizou Estágio Pós Doutoral junto ao programa de Pós-Graduação em Educação PUCRS, pelo Programa Nacional Pós Doutoral - CAPES - sob a orientação do Prof. Dr Marcos Villela Pereira . Mestre em Educação pela UFRGS (1990). Graduada em Pedagogia com Habilitação em Orientação Educacional pela UFRGS (1975). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Juventudes, Formação de Professores  e, Currículo Lider do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Juventudes Brasileiras" .Pesquisadora integrante Centro de Ensino e Pesquisa em Contextos e Processos da Educação Básica. Pesquisadora do Observatório Juventudes PUCRS e do Observatório da Educação PUCRS

Victor Hugo Nedel Oliveira, PPG Educação - PUCRS Doutorado em Educação

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, recebendo a Láurea Acadêmica. Mestre em Ensino de Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, apresentando a dissertação: Somos Jovens: o Ensino de Geografia e a escuta das Juventudes. Atualmente, realiza estudos de Doutorado em Educação, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), na área de Culturas Juvenis. É professor de Geografia nas redes pública e privada de Porto Alegre. Foi escritor do Sistema FTD de Ensino, da Editora FTD. Publicou Culturas Juvenis e Ensino de Geografia, pela Novas Edições Acadêmicas. Também foi monitor de Estágio Docência em Geografia, no Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação (UFRGS). Atuou em Projeto de Pesquisa sobre Múltiplas Linguagens no Ensino de Geografia e sobre o Ensino de Geografia na escola pública gaúcha. Atualmente participa do Grupo de Estudos sobre as Juventudes Brasileiras, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

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Publicado

2017-05-09

Como Citar

Pais, J. M., Lacerda, M. P. C. de, & Oliveira, V. H. N. (2017). Juventudes contemporâneas, cotidiano e inquietações de pesquisadores em Educação – uma entrevista com José Machado Pais. Educar Em Revista, 33(64), p. 301–313. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/50119

Edição

Seção

Entrevistas