Algumas contribuições da psicanálise à educação a partir do conceito de transferência e discurso

Autores

  • Rosa Maria Marini Mariotto Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

Palavras-chave:

Educação, Aprendizagem, Psicanálise, Transferência e discurso

Resumo

Partindo da suposição de que a relação pedagógica está implícita na relação humana, a educação se desenvolve muito mais pelo laço que se estabelece do que pelo conhecimento adquirido que expressamos ao outro. Deste modo, este artigo pretende investigar algumas contribuições que pode a psicanálise oferecer ao campo da educação, circunscrevendo primeiramente a temática da transferência no sentido de refletir sobre o laço professor-aluno para, em seguida, apresentar o conceito proposto por Lacan de discurso e suas modalidades, articulando-o com o fato de que nos laços estabelecidos entre a educação, as ciências, os educadores e os educandos, o discurso faz giro; nunca permanece numa única modalidade discursiva, interferindo na aprendizagem.

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Publicado

2017-05-09

Como Citar

Mariotto, R. M. M. (2017). Algumas contribuições da psicanálise à educação a partir do conceito de transferência e discurso. Educar Em Revista, 33(64), p. 35–48. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49816

Edição

Seção

Dossiê Temático