Impasses atuais da relação educativa: o fracasso escolar, uma janela aberta sobre nossa contemporaneidade
Palavras-chave:
Fracasso escolar, Sistema educativo, Psicanálise, Afetos, DesejoResumo
Partindo de uma abordagem psicanalítica no campo da educação, esse artigo quer fazer emergir "um outro discurso" em relação ao fracasso escolar, em francês dito "décrochage scolaire", com base na análise do material resultante de uma pesquisa realizada pela equipe Clinique de l'éducation et de la formation (CLEF-CIRCEFT) entre 2013 e 2016 na Île de France. O cruzamento entre as questões que emergem do discurso dos sujeitos encontrados nos diversos campos, alunos e profissionais, e a resposta institucional ao que se tornou um "fenômeno" , parece assinalar um tipo de fracasso do encontro entre adultos e adolescentes. O artigo propõe então a leitura dos processos de fracasso escolar como uma manifestação dos novos impasses, aos quais a relação educativa em nossa contemporaneidade deve fazer face.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
Os Direitos Autorais para artigos publicados na Educar em Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.