Impasses atuais da relação educativa: o fracasso escolar, uma janela aberta sobre nossa contemporaneidade

Autores

  • Ilaria Pirone Universidade de Paris 8

Palavras-chave:

Fracasso escolar, Sistema educativo, Psicanálise, Afetos, Desejo

Resumo

Partindo de uma abordagem psicanalítica no campo da educação, esse artigo quer fazer emergir "um outro discurso" em relação ao fracasso escolar, em francês dito "décrochage scolaire", com base na análise do material resultante de uma pesquisa realizada pela equipe Clinique de l'éducation et de la formation (CLEF-CIRCEFT) entre 2013 e 2016 na Île de France. O cruzamento entre as questões que emergem do discurso dos sujeitos encontrados nos diversos campos, alunos e profissionais, e a resposta institucional ao que se tornou um "fenômeno" , parece assinalar um tipo de fracasso do encontro entre adultos e adolescentes. O artigo propõe então a leitura dos processos de fracasso escolar como uma manifestação dos novos impasses, aos quais a relação educativa em nossa contemporaneidade deve fazer face.

Downloads

Publicado

2017-05-09

Como Citar

Pirone, I. (2017). Impasses atuais da relação educativa: o fracasso escolar, uma janela aberta sobre nossa contemporaneidade. Educar Em Revista, 33(64), p. 103–116. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49811

Edição

Seção

Dossiê Temático