O papel do coordenador pedagógico nas escolas públicas paulistanas: entre as questões pedagógicas e o gerencialismo

Autores

  • Isabel Melero Bello Universidade Federal de São Paulo
  • Marieta Gouvêa de Oliveira Penna Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

Coordenador pedagógico, educação básica, ensino público, gestão

Resumo

Trata-se neste artigo do papel atribuído ao coordenador pedagógico nas escolas municipais paulistanas. O objetivo é identificar tendências na função desse profissional, tendo as Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia (BRASIL, 2006) e a Política Nacional de Formação de Professores (BRASIL, 2009) como principais marcos regulatórios. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi feito levantamento de editais de concurso de ingresso e acesso para o cargo de coordenador pedagógico publicados entre 2006 e 2015, a fim mapear as principais atribuições a ele designadas. Recorreu-se, também, à entrevista semiestruturada com coordenadoras da rede, com o intuito de compreender o que pensam e como realizam suas atribuições. Nas análises, são mobilizados os conceitos de gerencialismo e performatividade (BALL, 2002, 2005) referidos à utilização calculada de técnicas e artefatos para organizar as relações entre os seres humanos a partir de novos valores e sistema ético, baseados na competição, eficiência, produtividade e cumprimento de metas, exigidos pela reconfiguração do capitalismo. Nas entrevistas e nos editais foi possível evidenciar que tais valores estão presentes em suas atribuições, mas variam em intensidade e controle com as mudanças de governo municipal a cada quatro anos. Destacou-se, por fim, a centralidade da ação do coordenador pedagógico na articulação das relações internas e externas à escola e como indutora das políticas estabelecidas no período analisado, tanto nos editais quanto nas falas das entrevistadas.

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Publicado

2017-06-18

Como Citar

Bello, I. M., & Penna, M. G. de O. (2017). O papel do coordenador pedagógico nas escolas públicas paulistanas: entre as questões pedagógicas e o gerencialismo. Educar Em Revista, p. 69–86. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49149

Edição

Seção

Dossiê Temático