Compreensão da leitura textual e sua relação com as funções executivas

Autores

  • Jerusa Fumagalli de Salles Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fraulein Vidigal de Paula Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Compreensão de texto, Leitura, Funções executivas, Memória operacional, Linguagem

Resumo

A leitura é uma atividade complexa que envolve diversos processos, tais como identificação de letras, reconhecimento de palavras, acesso ao significado, integração sintática e semântica. A identificação/reconhecimento de palavras apesar de necessária para compreender um texto não é suficiente. Neste artigo o foco será a relação entre compreensão textual e as funções executivas. São abordados brevemente alguns dos principais modelos e alguns instrumentos de avaliação de compreensão de leitura textual. Em seguida, é apresentado o conceito, componentes e principais instrumentos de avaliação das funções executivas. Por último, apresentamos uma síntese reflexiva sobre estudos recentes que investigam as relações entre funções executivas e compreensão de texto. Tanto em estudos nacionais, quanto internacionais estas relações têm sido evidenciadas, assim como os efeitos positivos de programas para a promoção do desenvolvimento das funções executivas, desde a educação infantil, as quais podem contribuir posteriormente também para auxiliar na compreensão de textos.

Downloads

Publicado

2017-01-05

Como Citar

Salles, J. F. de, & Paula, F. V. de. (2017). Compreensão da leitura textual e sua relação com as funções executivas. Educar Em Revista, 32(62), p. 53–67. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48332

Edição

Seção

Dossiê Temático