Desenvolvimento de habilidades metatextuais e sua expressão na produção de textos de opinião

Autores

  • Luciana Ribeiro Pinheiro Universidade Federal do Paraná
  • Sandra Regina Kirchner Guimarães Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Habilidade metatextual, Escrita argumentativa, Texto de opinião

Resumo

O artigo apresenta e discute dados do aprimoramento da capacidade de escrita a partir da reflexão sobre a aprendizagem das especificidades próprias da linguagem argumentativa. Realizou-se uma pesquisa de intervenção para o desenvolvimento da capacidade de gestão consciente do uso de marcas linguísticas da argumentação (operadores argumentativos e organizacionais). A escrita dos participantes do estudo – 18 alunos do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública – foi analisada considerando-se dois aspectos: a) A relação entre os conhecimentos linguísticos relativos à coerência e à coesão e o aperfeiçoamento da escrita; b) A apropriação das especificidades tipológicas concernentes à escrita argumentativa. O estudo revelou que a decisão de usar os elementos constitutivos de um texto de opinião (argumento, contra-argumento, resposta) não é o único fator que orienta as produções textuais. Um importante fator evidenciado nas etapas de produção está relacionado ao tema e à forma como ele é apresentado aos participantes. Assim, verificou-se que o texto é mais bem desenvolvido quando o tema proposto possibilita a criação de um espaço de negociação de divergências na produção textual. Entretanto, a realização de intervenções didático-pedagógicas possibilitou que os estudantes refletissem sobre os elementos da “estrutura argumentativa”, o que resultou em um aumento de suas habilidades metatextuais e, consequentemente, maior capacidade no que se refere à produção deste gênero de texto.

Downloads

Publicado

2017-01-05

Como Citar

Pinheiro, L. R., & Guimarães, S. R. K. (2017). Desenvolvimento de habilidades metatextuais e sua expressão na produção de textos de opinião. Educar Em Revista, 32(62), p. 87–106. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48310

Edição

Seção

Dossiê Temático