Produção escrita de narrativas: influência de condições de solicitação

Autores

  • Sylvia Domingos Barrera Universidade de São Paulo
  • Maria José dos Santos Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Escrita, Narrativas, Produção de texto, Habilidades metatextuais

Resumo

A habilidade de produzir narrativas não emerge repentinamente, apresenta um desenvolvimento gradual, cujo percurso é influenciado por vários fatores, dentre os quais, destacam-se: idade; escolaridade; experiências prévias com textos; tipo de solicitação, ou seja, produção livre, a partir de gravuras, de ilustrações de livros infantis, relatos de fatos ocorridos, reprodução de histórias contadas, entre outros. Há indícios de que, no início da escolarização, as narrativas apresentam-se melhor estruturadas quando a condição de solicitação oferece apoio visual, sobretudo quando este apresenta algum tipo de conflito. Nesta pesquisa, investigamos: 7(1) o desempenho na produção de narrativas de alunos do 3º e 5º anos do ensino fundamental, sob diferentes condições de produção: com apoio visual e verbal e com e sem sugestão de conflito e (2) os efeitos da escolaridade no desempenho em produção de narrativas. Os alunos foram solicitados a produzirem histórias (um tipo particular de narrativa) em seis diferentes condições. Os resultados mostram que, embora o apoio visual seja relevante na qualidade narrativa de histórias, ele não é fator determinante. A presença de sugestão de conflito parece ser também um elemento favorecedor. Nossos dados apontam também efeito positivo da escolaridade na qualidade narrativa dos textos produzidos pelos alunos investigados. Discute-se a importância de práticas pedagógicas que promovam a aprendizagem de conhecimentos explícitos relativos à estrutura dos diferentes tipos de texto, de modo a propiciar maior competência dos alunos na produção textual.

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Publicado

2017-01-05

Como Citar

Barrera, S. D., & Santos, M. J. dos. (2017). Produção escrita de narrativas: influência de condições de solicitação. Educar Em Revista, 32(62), p. 69–85. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48026

Edição

Seção

Dossiê Temático