Educação superior e políticas de ação afirmativa no Rio Grande do Sul: desigualdades e equidade

Autores

  • Célia Elizabete Caregnato UFRGS
  • Arabela Campos Oliven UFRGS

Palavras-chave:

Educação superior, universidade, ações afirmativas, Prouni, Lei das Cotas

Resumo

O artigo compara os níveis de informação, aceitação e o julgamento de políticas de ação afirmativa na educação superior brasileira com base em uma pesquisa realizada no ano de 2015 com a população do estado do Rio Grande do Sul. A amostra incluiu 990 entrevistas. Foram levantadas características dos entrevistados como idade, sexo, cor, escolaridade, renda, religião. A análise se baseou na comparação de duas leis: no setor privado a Lei 11.096/2005 que criou o Prouni, e a Lei 12.711/2012, conhecida como a Lei das Cotas, implementada no setor público federal. Constatou-se grande familiaridade com o Prouni e alta aceitação do Programa. Por outro lado, praticamente um terço, desconhecia a Lei das Cotas e quase 10%, posicionaram-se contra a mesma. Em vista desse resultado, analisaram-se as razões e consequências da menor informação sobre e aceitação da Lei das Cotas, tendo como referencial teórico a contribuição de Bourdieu e questões relacionadas à equidade.

Biografia do Autor

Célia Elizabete Caregnato, UFRGS

Professora da área de Ensino de Sociologia do Departamento de Ensino e Currículo e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Arabela Campos Oliven, UFRGS

Professora da área de Sociologia da Educação do Departamento de Estudos Básicos e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Publicado

2017-05-09

Como Citar

Caregnato, C. E., & Oliven, A. C. (2017). Educação superior e políticas de ação afirmativa no Rio Grande do Sul: desigualdades e equidade. Educar Em Revista, 33(64), p. 171–187. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47764

Edição

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