Relações temporais entre aprendizagem e desenvolvimento e periodização da escolarização: uma reflexão na perspectiva vigotskiana

Autores

  • Edival Sebastião Teixeira

Palavras-chave:

aprendizagem e desenvolvimento, periodização da escolarização, Vigotski, learning and development, periodization of the schooling

Resumo

O artigo apresenta algumas reflexões, na perspectiva da psicologia histórico- cultural, sobre o aspecto do tempo na aprendizagem, sobretudo a que se processa no contexto da educação escolar. O texto foca o problema das relações temporais entre aprendizagem e desenvolvimento. Ao enfatizar implicações dessas relações para a periodização da escolarização, o trabalho levanta alguns argumentos para um questionamento das periodizações estanques de um ano, como a da seriação, ou mesmo das periodizações de mais anos letivos, como as que vêm sendo chamadas genericamente no Brasil de ciclo de aprendizagem.

Downloads

Como Citar

Teixeira, E. S. (2005). Relações temporais entre aprendizagem e desenvolvimento e periodização da escolarização: uma reflexão na perspectiva vigotskiana. Educar Em Revista, 21(26), p. 215–231. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/4735

Edição

Seção

Demanda Contínua