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Relações temporais entre aprendizagem e desenvolvimento e periodização da escolarização: uma reflexão na perspectiva vigotskiana

Temporal relations between learning and development periodization of the schooling: reflections on the perspective of the vygotskyan psychology

Resumos

O artigo apresenta algumas reflexões, na perspectiva da psicologia histórico-cultural, sobre o aspecto do tempo na aprendizagem, sobretudo a que se processa no contexto da educação escolar. O texto foca o problema das relações temporais entre aprendizagem e desenvolvimento. Ao enfatizar implicações dessas relações para a periodização da escolarização, o trabalho levanta alguns argumentos para um questionamento das periodizações estanques de um ano, como a da seriação, ou mesmo das periodizações de mais anos letivos, como as que vêm sendo chamadas genericamente no Brasil de ciclo de aprendizagem.

aprendizagem e desenvolvimento; periodização da escolarização; Vigotski


The article presents some reflections, on the perspective of the historicalcultural psychology, about the aspect of the time in the learning, above all which is carried out in the school education context. The text focuses the problem of the temporal relations between learning and development. By emphasizing the implications of these relations for the periodization of the scooling, the work rises out some arguments for a questionary of the steady periodization in a year, as one in the serialization, or even of the periodization of more school years, as those we are generally calling in Brazil "the learning cycle".

learning and development; periodization of the schooling; Vygotsky


ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA

Relações temporais entre aprendizagem e desenvolvimento e periodização da escolarização: uma reflexão na perspectiva vigotskiana

Temporal relations between learning and development periodization of the schooling: reflections on the perspective of the vygotskyan psychology

Edival Sebastião Teixeira

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR) - Unidade Sudoeste, campus Pato Branco. E.mail: edival@pb.cefetpr.br

RESUMO

O artigo apresenta algumas reflexões, na perspectiva da psicologia histórico-cultural, sobre o aspecto do tempo na aprendizagem, sobretudo a que se processa no contexto da educação escolar. O texto foca o problema das relações temporais entre aprendizagem e desenvolvimento. Ao enfatizar implicações dessas relações para a periodização da escolarização, o trabalho levanta alguns argumentos para um questionamento das periodizações estanques de um ano, como a da seriação, ou mesmo das periodizações de mais anos letivos, como as que vêm sendo chamadas genericamente no Brasil de ciclo de aprendizagem.

Palavras-chave: aprendizagem e desenvolvimento, periodização da escolarização, Vigotski.

ABSTRACT

The article presents some reflections, on the perspective of the historicalcultural psychology, about the aspect of the time in the learning, above all which is carried out in the school education context. The text focuses the problem of the temporal relations between learning and development. By emphasizing the implications of these relations for the periodization of the scooling, the work rises out some arguments for a questionary of the steady periodization in a year, as one in the serialization, or even of the periodization of more school years, as those we are generally calling in Brazil "the learning cycle".

Key-words: learning and development, periodization of the schooling, Vygotsky.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Texto recebido em 10 mar. 2005

Texto aprovado em 23 jun. 2005

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    08 Set 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2005

Histórico

  • Recebido
    10 Mar 2005
  • Aceito
    23 Jun 2005
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