O exemplo de Agrado: imagem, técnica e autenticidade
Resumo
Tomando como referência a personagem Agrado do filme Tudo sobre
minha mãe, de Pedro Almodóvar, ensaiam-se proposições sobre um outro
modo de se entender a autenticidade - desvinculado da natureza dos
corpos e vinculando-se à cultura urbana e às técnicas que vêm permitindo
aos corpos a realização material de um vir-a-ser sonhado - de uma imagem
para o corpo. De que maneira o cinema, a partir dos exemplos dados
pelos personagens apresentados em suas telas, atua na produção dessas
imagens-corpos? A educação do olhar pelas imagens cinematográficas
permitiria uma visão para além da imagem? Essas são as perguntas que
perpassam o ensaio.
minha mãe, de Pedro Almodóvar, ensaiam-se proposições sobre um outro
modo de se entender a autenticidade - desvinculado da natureza dos
corpos e vinculando-se à cultura urbana e às técnicas que vêm permitindo
aos corpos a realização material de um vir-a-ser sonhado - de uma imagem
para o corpo. De que maneira o cinema, a partir dos exemplos dados
pelos personagens apresentados em suas telas, atua na produção dessas
imagens-corpos? A educação do olhar pelas imagens cinematográficas
permitiria uma visão para além da imagem? Essas são as perguntas que
perpassam o ensaio.
Palavras-chave
cinema; corpo; autenticidade; técnica; educação do olhar; movie pictures; body; authenticity; technique; education of seeing