Relação ensino-aprendizagem da docência: traços da Pedagogia de Paulo Freire no Ensino Superior

Autores

  • Maria Socorro Lucena Lima
  • Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga

Palavras-chave:

, Relação Ensino-aprendizagem, Estágio de Docência, Pedagogia de Paulo Freire

Resumo

Com o objetivo de contribuir com o debate sobre a docência no Ensino
Superior, compreendendo-a como fenômeno educativo concreto e  historicamente situado, o artigo aponta elementos para uma práxis dialógica na formação do professor universitário. Recorre à pesquisa bibliográfica e ao estudo qualitativo de natureza exploratória para refletir sobre o Estágio de Docência com âncora nos aportes teóricos de Lima (2002, 2015), Pimenta (2002, 2006), Ghedin (2010), Freitas (2016) e da Pedagogia de Paulo Freire. O reconhecimento das contradições inerentes ao contexto político e sua influência na formação para a docência no espaço-tempo da universidade indica a pesquisa como princípio formativo e ato de conhecimento mediador do contato e da reflexão com e sobre a realidade da sala de aula na universidade, com vistas a compreender e objetivar ações e relações autenticamente formadoras.

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Publicado

2016-09-20

Como Citar

Lima, M. S. L., & Braga, M. M. S. de C. (2016). Relação ensino-aprendizagem da docência: traços da Pedagogia de Paulo Freire no Ensino Superior. Educar Em Revista, 32(61), p. 71–88. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47203

Edição

Seção

Dossiê Temático