Relação ensino-aprendizagem da docência: traços da Pedagogia de Paulo Freire no Ensino Superior

Maria Socorro Lucena Lima, Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga

Resumo


Com o objetivo de contribuir com o debate sobre a docência no Ensino
Superior, compreendendo-a como fenômeno educativo concreto e  historicamente situado, o artigo aponta elementos para uma práxis dialógica na formação do professor universitário. Recorre à pesquisa bibliográfica e ao estudo qualitativo de natureza exploratória para refletir sobre o Estágio de Docência com âncora nos aportes teóricos de Lima (2002, 2015), Pimenta (2002, 2006), Ghedin (2010), Freitas (2016) e da Pedagogia de Paulo Freire. O reconhecimento das contradições inerentes ao contexto político e sua influência na formação para a docência no espaço-tempo da universidade indica a pesquisa como princípio formativo e ato de conhecimento mediador do contato e da reflexão com e sobre a realidade da sala de aula na universidade, com vistas a compreender e objetivar ações e relações autenticamente formadoras.

Palavras-chave


: Relação Ensino-aprendizagem; Estágio de Docência; Pedagogia de Paulo Freire

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