Anéis de prata: alunos e professores na sociedade da comunicação

Autores

  • Heloisa Pait

Palavras-chave:

ensino, mídia, televisão, silêncio, espaço público, education, media, television, silence, public space

Resumo

Qual o papel do professor numa sociedade saturada de informação e marcada por mudanças constantes em suas esferas comunicativas? Ele deve resistir a essas mudanças ou aceitá-las acriticamente? Mostramos aqui que a preservação do núcleo central da relação professor-aluno é crucial para termos um diálogo público rico em nossas sociedades. Através de breves narrativas, refletimos sobre as estratégias usadas por professores para navegar em distintos espaços comunicativos. Os quatro tipos de professor apresentados são o professor do livro, o professor teatral, o professor televisivo e o professor telegráfico. Essa tipologia se refere a modos de incorporar e dar sentido a formas mediáticas distintas. Atenção especial é dada ao professor televisivo, aquele responsável pela organização de informação dispersa e também por ajudar os alunos a tolerar a eventual falta de sentido do campo comunicativo criado pela televisão.

Downloads

Como Citar

Pait, H. (2005). Anéis de prata: alunos e professores na sociedade da comunicação. Educar Em Revista, 21(26), p. 157–178. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/4720

Edição

Seção

Dossiê Temático