Acessibilidade / Reportar erro

Anéis de prata: alunos e professores na sociedade da comunicação

Silver rings: students and teachers in a media society

Resumos

Qual o papel do professor numa sociedade saturada de informação e marcada por mudanças constantes em suas esferas comunicativas? Ele deve resistir a essas mudanças ou aceitá-las acriticamente? Mostramos aqui que a preservação do núcleo central da relação professor-aluno é crucial para termos um diálogo público rico em nossas sociedades. Através de breves narrativas, refletimos sobre as estratégias usadas por professores para navegar em distintos espaços comunicativos. Os quatro tipos de professor apresentados são o professor do livro, o professor teatral, o professor televisivo e o professor telegráfico. Essa tipologia se refere a modos de incorporar e dar sentido a formas mediáticas distintas. Atenção especial é dada ao professor televisivo, aquele responsável pela organização de informação dispersa e também por ajudar os alunos a tolerar a eventual falta de sentido do campo comunicativo criado pela televisão.

ensino; mídia; televisão; silêncio; espaço público


What is the role of teachers in a world of massive information and constantly shifting media spheres? Should he or she resist such changes or accept them acritically? We show here the core of the student-teacher relationship should be preserved if we are to create and maintain a rich public dialogue in our societies. Through pieces of prose, we reflect upon teachers' strategies for navigating complex media spaces. We present four types of teachers: the teacher of the book, the theatrical teacher, the televisual teacher, and the telegraphic teacher. Particular attention is given to the televisual teacher, who is responsible for organizing dispersed information as well as helping students withstand the eventual lack of meaning without ever abandoning the communicative game proposed by television.

education; media; television; silence; public space


DOSSIÊ: MÍDIA E EDUCAÇÃO: A PRODUÇÃO DE NOVOS SUJEITOS E NOVAS PEDAGOGIAS

Anéis de prata: alunos e professores na sociedade da comunicação* * Esse artigo reelabora o capítulo 4 de minha tese de doutorado, que contou com o apoio da Capes-Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Agradeço também a bibliotecária Marisa Rocha, pela inteligente edição do artigo.

Silver rings: students and teachers in a media society

Heloisa Pait

Doutora em Sociologia da Comunicação pela New School for Social Research e professora do departamento de Psicologia da Educação da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara da Unesp- Universidade Estadual Paulista. E.mail: hpait@fclar.unesp.br

RESUMO

Qual o papel do professor numa sociedade saturada de informação e marcada por mudanças constantes em suas esferas comunicativas? Ele deve resistir a essas mudanças ou aceitá-las acriticamente? Mostramos aqui que a preservação do núcleo central da relação professor-aluno é crucial para termos um diálogo público rico em nossas sociedades. Através de breves narrativas, refletimos sobre as estratégias usadas por professores para navegar em distintos espaços comunicativos. Os quatro tipos de professor apresentados são o professor do livro, o professor teatral, o professor televisivo e o professor telegráfico. Essa tipologia se refere a modos de incorporar e dar sentido a formas mediáticas distintas. Atenção especial é dada ao professor televisivo, aquele responsável pela organização de informação dispersa e também por ajudar os alunos a tolerar a eventual falta de sentido do campo comunicativo criado pela televisão.

Palavras-chave: ensino, mídia, televisão, silêncio, espaço público.

ABSTRACT

What is the role of teachers in a world of massive information and constantly shifting media spheres? Should he or she resist such changes or accept them acritically? We show here the core of the student-teacher relationship should be preserved if we are to create and maintain a rich public dialogue in our societies. Through pieces of prose, we reflect upon teachers' strategies for navigating complex media spaces. We present four types of teachers: the teacher of the book, the theatrical teacher, the televisual teacher, and the telegraphic teacher. Particular attention is given to the televisual teacher, who is responsible for organizing dispersed information as well as helping students withstand the eventual lack of meaning without ever abandoning the communicative game proposed by television.

Key-words: education, media, television, silence, public space.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Texto recebido em 11 abr. 2005

Texto aprovado em 17 jun. 2005

  • ABBAS, A. On fascination: Walter Benjamin's images. New German Critique, Ithaca, NY, v.16, n. 48, p. 43-62, Fall 1989.
  • ARENDT, H. A condição humana Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
  • BERTOLINI, M. et al. Squiggles and spaces: revisiting the work of D.W. Winnicott. London: Whurr, 2001.
  • CAREY, J. Communication as culture Boston: Unwin Hyman, 1988.
  • CAVELL, S. The fact of television. Daedalus, v. 111, n. 4, p.74-96, Cambridge, MA, Fall, 1982.
  • DEBRAY, R. Media manifestos: on the technological transmission of cultural forms. London; New York: Verso, 1996.
  • FISKE, J. Television culture London; New York: Routledge, 1997.
  • GOLDFARB, J. C. Civility and subversion: the intellectual in democratic society. New York: Cambridge University Press, 1998.
  • GUMBRECHT, H. U.; PFEIFFER, K. L. (Orgs.). Materialities of communication Stanford, California: Stanford University Press, 1994.
  • LÉVINAS, E. Totality and infinity: an essay on exteriority. Boston: Kluwer, 1981.
  • LISPECTOR, C. A legião estrangeira São Paulo: Siciliano, 1992.
  • MCLUHAN, M. Understanding media: the extensions of man. Cambridge, Mass: MIT Press, 1994.
  • MERLEAU-PONTY, M. The visible and the invisible; followed by working notes. Evanston, Ill.: Northwestern University Press, 1968.
  • MEYROWITZ, J. No sense of place: the impact of electronic media on social behavior. New York: Oxford University Press, 1985.
  • NANCY, J. L. The inoperative community Minneapolis: University of Minnesota Press, 1991.
  • O'SHAUGHNESSY, E. W. R. Bion's theory of thinking and new techniques in child analysis. In: SPILLIUS, E. B. (Org.). Melanie Klein today: developments in theory and practice, vol. 2: mainly practice. London: Tavistock, Routledge, 1988. p. 177-190.
  • PAIT, H. Conversar, ainda o grande problema dos homens: entrevista com Jeffrey Goldfarb. Jornal da Tarde, São Paulo, 09 jan. 2000, Caderno Domingo, p. 6D.
  • ______. Scenes and silences of television: Brazilian soap operas and the construction of public spaces. Ann Arbor: UMI Dissertation Services, 2003.
  • ______. The town of Asa Branca: constructing public spaces in Brazil. The Communication Review, Philadelphia, PA, v. 8, n. 1, p. 53-77, 2005a.
  • ______. O silêncio da televisão: desafios e esperanças da comunicação mediada. In:SEMINÁRIO DE PESQUISA MEMÓRIA E CONTEMPORANEIDADE, 4., jun. 2005, Campinas, Anais.. 2005b.
  • PALMEN, C. The laws New York: Braziller, 1993.
  • PONTIERI, R. Clarice Lispector: uma poética do olhar. São Paulo: Ateliê Editorial, 1999.
  • SIMMEL, G. On individuality and social forms Chicago; London: The University of Chicago Press, 1971.
  • WAITS, T. Interview with Tom Waits [Radio program]. Boston: Fresh Air, NPR, 2002.
  • WEBER, S. Mass mediauras: form, technics, media. Stanford, California: Stanford University Press, 1996.
  • *
    Esse artigo reelabora o capítulo 4 de minha tese de doutorado, que contou com o apoio da Capes-Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Agradeço também a bibliotecária Marisa Rocha, pela inteligente edição do artigo.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      08 Set 2014
    • Data do Fascículo
      Dez 2005

    Histórico

    • Aceito
      17 Jun 2005
    • Recebido
      11 Abr 2005
    Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
    E-mail: educar@ufpr.br