Transição para o ensino superior: aspiração dos alunos do ensino médio de uma escola pública

Autores

Palavras-chave:

Projetos de vida, Aspirações escolares, Ensino médio, Ensino superior

Resumo

O trabalho discute resultados de uma pesquisa que identifica e analisa projetos e aspirações de continuidade dos estudos de alunos do ensino médio de uma escola estadual da região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. Busca-se compreender as formas de presença da escola e da família na elaboração dos projetos de vida. A discussão se baseia nos dados coletados por meio de questionários autoaplicados dirigidos aos alunos. Foram realizados cruzamentos entre a variável resposta (se o aluno pretende cursar o ensino superior) e as variáveis relacionadas às características adscritivas dos alunos, à trajetória escolar, ao contexto familiar e escolar. A partir dos cruzamentos, foram selecionadas as variáveis que indicavam associação com a variável resposta e estimado um modelo de regressão logística que buscou analisar os fatores associados às aspirações dos alunos em cursar o ensino superior. Os achados indicaram que três características distinguem mais os alunos em termos de aspirações de continuidade de estudos: sexo, renda familiar e incentivo da família.

Biografia do Autor

Maria José Braga, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Mestre e doutora em Educação. Professora da Faculdade da Educação. As suas pesquisas se inscrevem principalmente nos seguintes temas: escolarização, longevidade e desempenho escolar em famílias populares, trajetórias escolares e familiares, relações família-escola.

Flavia Pereira Xavier, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS

Graduada em Ciências Sociais, Mestre e Doutora em Sociologia. Professora da Faculdade de Educação da UFMG. Pesquisa sobre estratificação social, desigualdades escolares e avaliação educacional.

Downloads

Publicado

2017-01-05

Como Citar

Braga, M. J., & Xavier, F. P. (2017). Transição para o ensino superior: aspiração dos alunos do ensino médio de uma escola pública. Educar Em Revista, 32(62), p. 245–259. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46817

Edição

Seção

Demanda Contínua