Análise da trama de argumentos na obra “Meditações” cartesianas na construção da ideia do “Cogito”: uma proposta para um modelo didático para o ensino de Filosofia

Autores

  • Daniel Manzoni de Almeida Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Argumentação, Ensino de argumentação, Ensino de Filosofia

Resumo

Uma das principais heranças do pensamento racionalista de RenéDescartes (1596-1650) está materializada no conceito do Cogito. A proposta aqui foi desenvolver uma análise dos principais argumentos dos dois primeiros textos clássicos da obra Meditações e expor a trama de argumentos que formam o corpo do conceito do Cogito com o objetivo de estruturar uma sequência didática. Na primeira parte do artigo está a exposição dos argumentos cartesianos dos sentidos, dos sonhos, do Deus enganador, de extensão como Dados; a ideia do Gênio maligno como Justificativa; e a Conclusão da ideia do Cogito: “penso, logo existo”. A segunda parte está na construção da ideia do Cogito como modelo didático. A hipótese é que essa estrutura possa servir como prática didática nas aulas de Filosofia do ensino básico estimulando a argumentação e as discussões sobre a obra cartesiana.

Biografia do Autor

Daniel Manzoni de Almeida, Universidade de São Paulo

É pesquisador e professor interessado em ciências básicas e suas articulações com o ensino. Tem como principal objeto de pesquisa a disciplina de Imunologia em três dimensões: i) o ensino de imunologia no ensino básico e superior (práticas epistêmicas nas aulas, ensino por investigação, ensino por experimentação e linguagem no ensino de ciências); ii) estudos experimentais (imunologia básica e aplicada); e iii) as suas bases histórica-filosófica (fundamentos da imunologia). Atualmente é Pesquisador Associado do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Biologia (GEPEB) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) e Professor Assistente I da disciplina de CHG (Citologia, Histologia e Genética) do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Áreas de atuação: ensino de biologia; ensino de imunologia; imunologia teórica, básica e aplicada

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Publicado

2017-01-05

Como Citar

Almeida, D. M. de. (2017). Análise da trama de argumentos na obra “Meditações” cartesianas na construção da ideia do “Cogito”: uma proposta para um modelo didático para o ensino de Filosofia. Educar Em Revista, 32(62), p. 295–308. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46423

Edição

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