Ontologia Ambiental: o reposicionamento do Ser no horizonte da Racionalidade Ambiental

Autores

  • Thais De Oliveira Nabaes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Rio Grande
  • Vilmar Alves Pereira Universidade Federal do Rio Grande

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Ser. Racionalidade Ambiental.

Resumo

A presente discussão é oriunda de uma tese de doutorado em Educação Ambiental que se propôs a discutir o Ser sob duas perspectivas: a da Racionalidade Instrumental e a da Racionalidade Ambiental. Questionando em que medida o horizonte da Racionalidade Ambiental poderia contribuir para (re)significar e situar o Ser, empreendemos um exercício hermenêutico, a fim de alargar a compreensão de categorias postas para o estudo. Tomando como uma das referências possíveis a perspectiva teórica de Enrique Leff, apresentamos alternativas para pensar o Ser no horizonte de uma nova Racionalidade, considerando que esta além de superar as patologias da Razão Instrumental pode constituir-se em um novo indicador para nosso modo de ser-no-mundo.

Biografia do Autor

Thais De Oliveira Nabaes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Rio Grande

Doutora em Educação Ambiental pelo Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental da FURG. Professora da Educação Básica em Rio  Grande e Pedagoga no Instituto Federal do Rio Grande do Sul  - Campus de Rio Grande.

Vilmar Alves Pereira, Universidade Federal do Rio Grande

Doutor em Educação e Professor e Pesquisador no Instituto de Educação e nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/FURG) e Educação Ambiental -Linha de Pesquisa -Fundamentos da Educação Ambiental (PPGEA/FURG) da Universidade Federal do Rio Grande. Editor Chefe da Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (REMEA). Pró-Reitor de Assuntos Estudantis da FURG. Autor da Teoria Ecologia Cosmocena.

Downloads

Publicado

2016-09-20

Como Citar

Nabaes, T. D. O., & Pereira, V. A. (2016). Ontologia Ambiental: o reposicionamento do Ser no horizonte da Racionalidade Ambiental. Educar Em Revista, 32(61), p. 189–204. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45961

Edição

Seção

Demanda Contínua