Apresentação
Palavras-chave:
Patrimônio, educação, museus, história, memória, sociedadeResumo
O patrimônio tem mobilizado indivíduos, grupos, instituições e nações de modo crescente a partir da segunda metade do século XX. Considerado como um modo singular da humanidade lidar com o transcurso inexorável do tempo, elegendo traços e vestígios da memória para fugir à destruição e ao desaparecimento, a invenção dos patrimônios adquire uma multiplicidade de formas – do material ao intangível – capaz de colocar sob suspeição sua própria razão de ser. Afinal, tudo pode ser patrimônio! Se, por um lado, avança-se na tarefa hercúlea de tentar parar o tempo e preservar o máximo possível, por outro, as retóricas da perda insistem na crise da memória e nas lacunas advindas da destruição dos remanescentes do passado.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
Os Direitos Autorais para artigos publicados na Educar em Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.