Exposição, coleção, museu escolar: ideias preliminares de um museu imaginado

Autores

  • Zita Rosane Possamai Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Museu Pedagógico da França, museus de educação, museu escolar, coleção, exposição

Resumo

O artigo examina as permanências, apropriações e alterações relativas às práticas e às representações que antecederam a fundação do Museu Pedagógico da França, no século XIX. Parte da categoria de museus de educação para definir materiais didáticos, espaços e instituições, vinculadas estritamente à instrução, como uma tipologia museológica particular e insere a emergência desses museus em um movimento internacional em prol do progresso da educação. A abordagem dialoga com estudos sobre a história do patrimônio e dos museus, considerando a singularidade desses museus em relação aos processos de patrimonialização correntes de conservação dos bens culturais do passado. Exposição, coleção e museu escolar foram noções produzidas e postas em circulação pelos agentes envolvidos no processo, ficando em um segundo plano a perspectiva de valorização e conservação dos traços do passado.

Downloads

Publicado

2015-10-11

Como Citar

Possamai, Z. R. (2015). Exposição, coleção, museu escolar: ideias preliminares de um museu imaginado. Educar Em Revista, 31(58), p. 103–119. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/43467

Edição

Seção

Dossiê Temático