Análise sobre variáveis explicativas da autoeficácia docente

Autores

  • Daniela Couto Guerreiro Casanova UNICAMP
  • Roberta Gurgel Azzi Faculdade de Educação Unicamp

Palavras-chave:

Formação, eficácia coletiva, condições de trabalho, satisfação docente

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar as possíveis relações explicativas entre variáveis pessoais, variáveis de atividade docente e variáveis contextuais e as crenças de autoeficácia docente de professores do ensino médio público paulista. Tal crença é entendida como o julgamento que o professor faz acerca de suas próprias capacidades para atingir resultados desejados de engajamento e aprendizagem dos alunos, mesmo entre aqueles que podem ser difíceis ou desmotivados, e tem sido associada à satisfação docente e ao sucesso escolar, dentre outras contribuições. Por meio de questionários obteve-se a participação de 201 educadores oriundos de 11 escolas do ABC Paulista, dos quais 180 eram professores do ensino médio e 21 eram gestores escolares. A análise de regressão linear multivariada constatou que as variáveis formação, crença de eficácia coletiva escolar e tempo de atuação na unidade escolar pesquisada mostraram-se significativamente explicativas da autoeficácia docente. A necessidade de se proporcionar formação docente que alie o desenvolvimento de habilidades e de autoeficácia, bem como condições para diminuir a rotatividade docente e fortalecer a crença de eficácia coletiva escolar são discutidas sob a ótica da teoria social cognitiva.

Biografia do Autor

Daniela Couto Guerreiro Casanova, UNICAMP

Faculdade de Educação

Universidade Estadual de Campinas

Roberta Gurgel Azzi, Faculdade de Educação Unicamp

Professora do Departamento de Psicologia Educacional

Faculdade de educação

UNICAMP

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Publicado

2015-11-10

Como Citar

Casanova, D. C. G., & Azzi, R. G. (2015). Análise sobre variáveis explicativas da autoeficácia docente. Educar Em Revista, 31(58), p. 237–252. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/43236

Edição

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