“Eu, professora” em face da implementação da Política Nacional de ampliação do Ensino Fundamental na rede municipal de Curitiba, PR

Autores

  • Catarina Moro Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Ensino Fundamental de 9 anos, professor, núcleo de significações, sentidos, implementação da política

Resumo

Neste artigo se discute a visão de professoras acerca do vivido em decorrência da implementação do Ensino Fundamental de 9 anos. Trata-se de estudo qualitativo, na perspectiva da Psicologia Histórico-cultural. Foram realizadas entrevistas individuais com seis professoras do 1º Ano do Ensino Fundamental de 9 anos, da Rede Municipal de Curitiba. A análise das entrevistas teve como base a metodologia de Núcleos de Significação, proposta por Aguiar (2000, 2006) e Aguiar e Ozella (2006). A discussão focaliza o núcleo “Eu, professora” constituído para a interpretação da visão das professoras, articulado ao indicador “Sentimentos, dificuldades e soluções”, que desvelam, a partir de singularidades próprias, o modo como as professoras sentem e enfrentam a realidade decorrente da implementação da Lei nº 11.274/06. Os relatos indicam um grande hiato entre a experiência vivenciada e as expectativas das professoras quanto às condições necessárias para a efetivação de práticas educativas adequadas. Nesse processo de implementação da política de ampliação do Ensino Fundamental, parece não se ter atentado para o fato de que as crenças e pensamentos dos professores trazem implicações para a implantação das políticas em geral (MAINARDES, 2006; SANTOS;VIEIRA, 2006; GOMES, 2005; SAMPAIO; MARIN, 2004; BARRETO; MITRULIS, 1999), o que não é diferente para essa política, em específico.

Biografia do Autor

Catarina Moro, Universidade Federal do Paraná

Bacharel e Licenciada em Psicologia (1989), Especialista em Educação Infantil (2000), Mestre em Psicologia da Infância e da Adolescência (2002) e Doutora em Educação (2009) pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professora do Departamento de Teoria e Prática de Ensino e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPIE) na mesma Universidade. Atua principalmente nos seguintes temas: práticas educativas para/com a pequena infância, avaliação de contexto e políticas públicas em educação infantil.

Downloads

Publicado

2015-10-11

Como Citar

Moro, C. (2015). “Eu, professora” em face da implementação da Política Nacional de ampliação do Ensino Fundamental na rede municipal de Curitiba, PR. Educar Em Revista, 31(58), p. 219–236. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/41366

Edição

Seção

Demanda Contínua