A corporeidade na aprendizagem escolar (Entrelaços fenomenológicos do pensar e agir)

Autores

  • Ernesto Candeias Martins INSTITUTO POLITÉCNICO DE CASTELO BRANCO - Escola Superior de Educação

Palavras-chave:

corporeidade, filosofia do corpo, aprendizagem escolar, Merleau-Ponty, X. Zubiri

Resumo

A corporeidade é o elemento de visibilidade dos embates do ‘corpo’ com o mundo, produzidos pelos efeitos histórico-culturais e pelas novas articulações propiciadoras de predisposições estratégicas dos corpos e das almas, resultantes das forças do saber e do poder, que permite sedimentar esses confrontos e dinamizar campos de verdades historicamente constituídos e em constante mudança. O autor questiona, nos andaimes antropológicos, sociológicos e pedagógicos, o sentido do ‘corpo’ e da ‘corporeidade’ no processo educativo, argumentando dois pontos fulcrais: a visão histórico-filosófica da semântica dos termos, insistindo nos discursos (elementos psicológicos relacionados com a identidade e imagem) sobre o corpo; a análise hermenêutica à ‘corporeidade’ em Merleau-Ponty e Zubiri; a análise educativa da relação da corporeidade e aprendizagem, na complexidade escolar atual.


Biografia do Autor

Ernesto Candeias Martins, INSTITUTO POLITÉCNICO DE CASTELO BRANCO - Escola Superior de Educação

Doutor em Ciências da Educação (áreas de H.ª da Educação Social e Teoria e H.ª da Educação) e Mestre em Educação, docente do ensino superior desde 1988 na Escola Superior de Educação, Dept.º Ciências Sociais e Humanas, coordenador de Cursos de licenciatura e Mestrados, investigador do CeiED da Univ. Lusófona de Lisboa, membro de várias revistas nacionais e internacionais.

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Publicado

2015-06-18

Como Citar

Martins, E. C. (2015). A corporeidade na aprendizagem escolar (Entrelaços fenomenológicos do pensar e agir). Educar Em Revista, 31(56), p. 163–180. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/40978

Edição

Seção

Demanda Contínua