Indicadores epistemológicos do “Brazil-Medico”: educação e Educação Física

Autores

  • Maria Isabel Brandão de Souza Mendes Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Terezinha Petrucia da Nóbrega Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

O artigo evidencia relações entre a educação escolar e a Educação Física com base em indicadores epistemológicos relacionados aos cuidados com o corpo em busca de saúde, presentes no final do século XIX e início do XX. O material empírico utilizado foi o periódico “Brazil-Medico”, do período de 1887-1923. Este estudo tece reflexões sobre cuidados com a saúde na educação e aponta elementos sobre a sistematização da Educação Física, tendo como foco o método racional. Conclui-se que a Educação Física contribuiu com a interiorização de cuidados com o corpo em busca de saúde na educação escolar, chamando a atenção para a vivacidade das crianças. A sistematização da Educação Física através do método racional contribuiu com o reconhecimento da existência da cultura física, das expressões do corpo, numa época em que prevalecia um ensino pautado na memorização e na imobilidade.

 

Palavras-chave: saúde; Educação Física; corpo.

Biografia do Autor

Maria Isabel Brandão de Souza Mendes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Departamento de Educação Física, Doutora em Educação e Docente da Pós-Graduação em Educação Física

Terezinha Petrucia da Nóbrega, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Departamento de Educação Física, Doutora em Educação e Docente da Pós-Graduação em Educação Física

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Publicado

2015-06-18

Como Citar

Mendes, M. I. B. de S., & Nóbrega, T. P. da. (2015). Indicadores epistemológicos do “Brazil-Medico”: educação e Educação Física. Educar Em Revista, 31(56), p. 225–241. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/40471

Edição

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