Formação de professores a distância e as perspectivas de articulação entre teoria e prática por meio de ambientes on-line

Autores

  • Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Katia Alexandra de Godoi e Silva Estado do Tocantins,

Resumo

O objetivo deste artigo reside na articulação da teoria e prática nas intervenções, a partir do pressuposto de que esta articulação é uma categoria fundante na formação inicial e continuada, facilitada pelos ambientes on-line. Desta forma, no início do texto, trata-se da formação inicial de professores e da articulação entre teoria e prática nas modalidades presencial e a distância; para, em seguida, abordar a formação continuada de professores, numa perspectiva de articulação por meio de ambientes on-line. No tópico seguinte, aborda-se um design metodológico e design-based research, que orienta um estudo sobre a articulação teoria e prática em um contexto específico de formação continuada em ambiente on-line. E, ao final, os resultados da análise, partem das reflexões dos professores sobre a escolha e avaliação de materiais didáticos digitais em contexto da própria prática.

Downloads

Como Citar

Bianconcini de Almeida, M. E., & de Godoi e Silva, K. A. (2014). Formação de professores a distância e as perspectivas de articulação entre teoria e prática por meio de ambientes on-line. Educar Em Revista, p. 129–148. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38657

Edição

Seção

Dossiê Temático