A Educação em Direitos Humanos nos Projetos Político-Pedagógicos das escolas de São Paulo

Autores

  • Ana Maria Klein Universidade Estadual Paulista - UNESP Campus São José do Rio Preto Departamento de Educação
  • Solange Lima D'Água Universidade Estadual Paulista - UNESP Campus São José do Rio Preto Departamento de Educação

Palavras-chave:

Educação em Direitos Humanos, projeto político-pedagógico, escolas

Resumo

O artigo traz os dados de uma pesquisa qualitativa que teve por objetivo levantar, por meio da análise dos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs), a presença de elementos que integram conhecimentos, valores e práticas da Educação em Direitos Humanos (EDH) nas escolas públicas do estado de São Paulo. Foram analisados 15 documentos a partir de critérios estabelecidos com base em documentos-referência para a EDH no país. Os critérios foram organizados em sete  âmbitos: comunidade interna e externa; princípios e concepções de educação; objetivos; currículo; participação democrática e ambiente escolar; formação docente e avaliação. Buscou-se identificar se elementos relacionados à EDH estavam ausentes, se eram apenas mencionados ou se destacavam de maneira propositiva, por meio de ações planejadas nos PPPs. Os dados demonstram que os conteúdos diretamente relacionados à EDH estão ausentes dos PPPs, algumas temáticas relacionadas a este tipo de educação são fracamente mencionadas e há ações planejadas pelas escolas que promovem direitos, no entanto, o planejamento intencional, sistematizado e consciente da EDH ainda não se reflete neste tipo de documento.

Biografia do Autor

Ana Maria Klein, Universidade Estadual Paulista - UNESP Campus São José do Rio Preto Departamento de Educação

Universidade Estadual Paulista - UNESP
Campus São José do Rio Preto
Departamento de Educação

Formação de Professores/Educação em Direitos Humanos

Solange Lima D'Água, Universidade Estadual Paulista - UNESP Campus São José do Rio Preto Departamento de Educação

Universidade Estadual Paulista - UNESP
Campus São José do Rio Preto
Departamento de Educação

Downloads

Publicado

2015-03-19

Como Citar

Klein, A. M., & Lima D’Água, S. (2015). A Educação em Direitos Humanos nos Projetos Político-Pedagógicos das escolas de São Paulo. Educar Em Revista, 31(55), p. 277–292. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38443

Edição

Seção

Demanda Contínua