História das mulheres, história de vida de professoras: Elementos para pensar a docência

Autores

  • Sônia Maria Araújo Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

gênero, docência, formação

Resumo

Por meio da história de vida de duas professoras ribeirinhas, reflete-se sobre a docência que acontece no contexto do arquipélago de Guajará, em Belém do Pará, Brasil. Traços comuns entre as histórias, como violência sexual na infância, pobreza e escolarização são destacados para demonstrar que a docência não pode ser pensada fora do contexto mais amplo de constituição da mulher. Argumenta-se que a condição da mulher na região historicamente conformou possibilidades singulares que explicam como e porque meninas que foram por muito tempo alijadas do mundo da escola se transformam em professoras. Demonstra-se como ser professora se articula aos processos societais do espaço ribeirinho, assegurando todo um processo de inter-relação.

Biografia do Autor

Sônia Maria Araújo, Universidade Federal do Pará

Professora Associada da Faculdade de Educação do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará.

Downloads

Publicado

2014-08-10

Como Citar

Araújo, S. M. (2014). História das mulheres, história de vida de professoras: Elementos para pensar a docência. Educar Em Revista, 30(53), p. 295–310. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/37341

Edição

Seção

Demanda Contínua