Apresentação
Resumo
O Dossiê, que ora apresentamos ao leitor, organizou-se em torno do eixo temático Educação, Cotidiano e Participação: Desafios e contribuições para a formação, levando em conta os desafios atuais enfrentados nos diversos contextos de formação. Além disso, buscou também identificar contribuições epistemológicas para esse processo de formação e para compreender a participação cotidiana e cidadã, presentes nos diferentes trabalhos de investigação aqui tratados. Os autores dispuseram-se, dessa maneira, a construir intersecções entre o seu campo de pesquisa e a área da educação, nos componentes pedagógico-formativos, enfatizando as dimensões da participação que se expressam e têm visibilidade no cotidiano educacional. Os trabalhos propostos reúnem produções teórico-empíricas resultantes das linhas de pesquisa e de atuação dos diversos autores que, em seus programas de pós-graduação e em seus grupos de investigação e trabalhos de formação, têm contribuído para o aprofundamento teórico-conceitual na temática apresentada neste dossiê. O recorte teórico-epistemológico adotado pelos(as) autores(as) fundamenta-se no campo de suas produções bibliográficas e das linhas de investigação que desenvolvem em diferentes campos, como a educação, psicologia social e direitos humanos, sociologia da educação, participação comunitária e cidadã, educação musical, psicologia comunitária e política.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
Os Direitos Autorais para artigos publicados na Educar em Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.