A pesquisa participante e a intervenção comunitária no cotidiano do Pibid/CAPES

Autores

  • Maria de Fátima Quintal de Freitas Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

pesquisa participante, formação para docência, práticas comunitárias na escola

Resumo

O artigo analisa as dimensões psicossociais do processo de participação e formação de um grupo de alunos da licenciatura de pedagogia, filosofia e ciências sociais, junto ao projeto Interdisciplinar-Pedagogia, no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)/CAPES-UFPR. A atuação dos graduandos em duas escolas da rede pública de Curitiba-PR privilegiou a construção e a implementação conjunta de um plano de ação em direitos humanos e redes de solidariedade na comunidade. Os trabalhos de intervenção foram desenvolvidos apoiados na proposta de pesquisa participante de Orlando Fals Borda, nos aportes filosóficos da educação conscientizadora de Paulo Freire e na perspectiva teórico-metodológica da psicologia social comunitária latino-americana. Foram realizadas, com os participantes do projeto, reuniões e oficinas semanais de capacitação, grupos focais temáticos e conversações críticas avaliativas. As informações obtidas foram sistematizadas e submetidas à análise de conteúdo, nos seguintes eixos: razões para ingresso no projeto Pibid; atividades realizadas e metodologias para formação e sensibilização; e dificuldades sentidas nas atividades e geração dos produtos. O desenvolvimento das atividades contribuiu para um envolvimento e compromisso com a realidade educacional, colaborando para a quebra de mitos a respeito dessa realidade, com a diminuição de receios e eliminação de preconceitos sobre as escolas públicas. Observou-se que as práticas participativas, comunitárias e educacionais fortaleceram uma proximidade entre universidade e escola, colocando a docência como possível escolha futura desses estudantes e, consequentemente, colaborando para o reconhecimento social do trabalho do professor.

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Publicado

2014-07-01

Como Citar

Freitas, M. de F. Q. de. (2014). A pesquisa participante e a intervenção comunitária no cotidiano do Pibid/CAPES. Educar Em Revista, 30(53), p. 149–167. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36587

Edição

Seção

Dossiê Temático