A reescrita do texto literário de alunos dos anos iniciais da escolarização

Autores

  • Elisa Maria Dalla-Bona UFPR
  • Angela Mari Gusso Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Resumo

Analisam-se os processos de reescrita de textos com propósito literário produzidos por alunos de 4º ano do ensino fundamental, numa escola da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Os textos, mesmo depois de revisados pela professora, permanecem com um potencial inexplorado, considerando que as orientações para a reescrita se limitaram aos problemas gramaticais e/ou ortográficos. A qualidade aquém do desejável em relação ao efeito estético dos textos deve-se, principalmente, à falta de oportunidade para o aluno-autor testar os efeitos de sua escrita com os colegas de classe e/ou o professor, e de reescrevê-lo visando aprimorá-lo no sentido de obter uma aproximação maior com as características do texto literário.

Downloads

Publicado

2014-05-08

Como Citar

Dalla-Bona, E. M., & Gusso, A. M. (2014). A reescrita do texto literário de alunos dos anos iniciais da escolarização. Educar Em Revista, 30(52), p. 69–84. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36316

Edição

Seção

Dossiê Temático