História e Educação: em busca dos novos atores pedagógicos

Autores

  • Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt

Palavras-chave:

Educação

Resumo

Quem deveria tratar da relação entre História e Educação? O histo­riador ou o pedagogo? pergunta Genovesi. Nem um nem outro, responde, mas o historiador da educação. Aquele que propõe, no lugar da história da teoria educativa, a perspectiva da construção do tato histórico-educativo: a história da escola, dos instrumentos educativos, dos costumes, dos in­telectuais, dos métodos educativos, tomando cada um deles na sua própria autonomia, articulando as relações entre eles e com a realidade social. O historiador da educação é aquele que toma como referência, o método histórico, o quadro pedagógico-educativo escolar e o contexto social.

Downloads

Como Citar

Schmidt, M. A. M. dos S. (1996). História e Educação: em busca dos novos atores pedagógicos. Educar Em Revista, 12(12), p. 107–116. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36026

Edição

Seção

Demanda Contínua