O positivismo e a educação brasileira na 1.ª República

Autores

  • Evaldo A. M. Ferreira
  • Alfeu W. M. Garcia
  • Maria Dativa S. Gonçalves
  • Maura S. C. da Silva

DOI:

https://doi.org/10.5380/educar.v1i1.35196

Palavras-chave:

Positivismo, Educação Brasileira, Primeira República

Resumo

O objeto do presente estudo é “O Positivismo e a Educação Brasileira na Primeira República”, que a partir do levantamento bibliográfico efetivado e reunido foi possível uma atividade, primeiramente, individual, de análise do contexto geral do positivismo desde suas primeiras manifestações para, posteriormente uma consolidação de idéias, características e perspectivas com uma manifestação educacional, no sentido genérico e, ainda, brasileiro. Como plano do trabalho foi adotado o seguinte sumário: positivismo, suas origens e características; positivismo e a educação; o positivismo no brasil, influências gerais; positivismo e a educação brasileira conseqüências e reflexos na política educacional e, por último, uma apreciação do contexto global, imagem formulada pela pesquisa e análise efetivadas.

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Como Citar

A. M. Ferreira, E., W. M. Garcia, A., Dativa S. Gonçalves, M., & S. C. da Silva, M. (1977). O positivismo e a educação brasileira na 1.ª República. Educar Em Revista, 1(1), p. 71–108. https://doi.org/10.5380/educar.v1i1.35196

Edição

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