O Marquês de Pombal e a escola pública do Brasil

Autores

  • Rejane de Medeiros Cervi
  • Antonia Nonato
  • Leszek Celinski
  • Maria Irene Minini

DOI:

https://doi.org/10.5380/educar.v1i1.35195

Palavras-chave:

História da Educação, Marquês de Pombal, Escola pública

Resumo

A delimitação de uma conjuntura para reconstrução e definição da política educacional no brasil Colônia, no Século XVIII, e, mais especificamente, da intervenção pombalina, no leva a considerar os seguintes pressupostos: 1º - como estrutura desta conjuntura, o ambiente social e a interação de dois sub-sistemas: o político e o educacional, para maior efeito interpretativo da praxis; 2º - a política educacional supondo a Educação como ramo da Política, necessariamente subordinada a ideologias; 3º - implicação, pela Política Educacional, de uma crítica, explícita ou implícita à relação “educação (instrumento cultural) versos ambiente social (mudança)”; 4º - manifestação da Política Educacional como uma estratégia de mudança.

Downloads

Como Citar

de Medeiros Cervi, R., Nonato, A., Celinski, L., & Minini, M. I. (1977). O Marquês de Pombal e a escola pública do Brasil. Educar Em Revista, 1(1), p. 37–70. https://doi.org/10.5380/educar.v1i1.35195

Edição

Seção

Demanda Contínua