As licenciaturas na atualidade: nova crise?

Autores

  • Antônia Vitória Soares Aranha Universidade Federal de Minas Gerais
  • João Valdir Alves de Souza Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Este artigo visa situar o debate atual sobre a crise nas licenciaturas, pontuando algumas circunstâncias históricas tanto de afirmação e ampliação da escola como locus privilegiado do ensino no mundo moderno quanto da emergência do sentimento de que ela não cumpriu a promessa de formar cidadãos autônomos, livres e iguais em direitos. Exemplifica essa crise com dados apurados pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e pelo Colegiado Especial de Licenciaturas da Universidade Federal Minas Gerais (UFMG) sobre a relação candidato/vaga nos seus últimos 15 vestibulares. Esses dados apontam para um contínuo esvaziamento dos cursos de licenciatura, tanto no que se refere aos vestibulares quanto aos que se formam, mas optam por ocupações mais vantajosas economicamente. Isso traz questões relevantes para se pensar tanto a formação inicial quanto a formação continuada de professores, uma vez que, em decorrência das vertiginosas mudanças na vida social contemporânea, há um descompasso entre os processos de formação e a emergência de novas demandas para as quais o corpo docente parece sempre estar despreparado para assumir.

Biografia do Autor

Antônia Vitória Soares Aranha, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade de São Paulo, Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da UFMG, Pró-Reitora de Graduação da UFMG, Brasil

João Valdir Alves de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade de São Paulo, Professor de Sociologia da Educação na UFMG e Coordenador do Colegiado Especial de Licenciatura, Brasil

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Publicado

2013-12-13

Como Citar

Aranha, A. V. S., & Souza, J. V. A. de. (2013). As licenciaturas na atualidade: nova crise?. Educar Em Revista, 29(50), p. 69–86. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/34745

Edição

Seção

Dossiê Temático