Políticas de apoio aos docentes em estados e municípios brasileiros: dilemas na formação de professores

Autores

  • Marli André Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Resumo

O texto objetiva discutir políticas voltadas aos docentes da educação básica com base em dados coletados em quinze secretarias de educação de estados e municípios brasileiros, que constituíram os estudos de campo de uma pesquisa sobre políticas docentes no Brasil (GATTI, BARETTO; ANDRÉ, 2011). Inicialmente faz-se uma discussão sobre a importância de estudos sobre políticas docentes com base em um mapeamento das pesquisas brasileiras sobre formação docente e em informes de estudos realizados em diferentes países. Em seguida, descreve-se a metodologia do trabalho de campo: locais escolhidos, fontes de coleta de dados, instrumentos e procedimentos utilizados. Na terceira parte do texto são apresentados alguns resultados da pesquisa: recursos materiais e apoio didático-pedagógico às escolas e ações de formação continuada, com foco mais específico nas que favorecem a inserção profissional de professores iniciantes. Na parte final do texto são apontados aspectos que merecem maior atenção por parte do poder público.

Biografia do Autor

Marli André, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da PUC SP

 

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Publicado

2013-12-13

Como Citar

André, M. (2013). Políticas de apoio aos docentes em estados e municípios brasileiros: dilemas na formação de professores. Educar Em Revista, 29(50), p. 35–49. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/34742

Edição

Seção

Dossiê Temático