Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica no Estado do Rio de Janeiro: contribuições e desafios

Autores

  • Janaína S.S. Menezes Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO
  • Gabriela Rizo Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Resumo

Este artigo visa analisar o esforço das instituições públicas de ensino superior do Estado do Rio de Janeiro associado à oferta de vagas destinada à formação inicial de professores das redes públicas, no contexto do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Tendo por base o fato de que, por meio do Plano, são destinadas vagas para professores em exercício nas escolas públicas estaduais e municipais sem formação adequada à Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB), com vistas a contribuir com o avanço da educação básica, muitas universidades públicas aderiram ao referido Plano, reservando vagas em seus cursos regulares ou criando turmas especiais. A partir de dados oriundos do Ministério da Educação/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (MEC/INEP), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e de informações contidas nas atas das reuniões do Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente-RJ, entre outros resultados, a pesquisa revela o potencial do Plano no âmbito de um estado em que as políticas de formação carecem de unidade e continuidade.

Biografia do Autor

Janaína S.S. Menezes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO

Doutora em Educação, professora da UNIRIO

Gabriela Rizo, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Psicologia Social e professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Downloads

Publicado

2013-12-13

Como Citar

Menezes, J. S., & Rizo, G. (2013). Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica no Estado do Rio de Janeiro: contribuições e desafios. Educar Em Revista, 29(50), p. 87–103. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/34739

Edição

Seção

Dossiê Temático