Cultura, material escolar e formação de professores: como disciplinar o corpo – imagens e textos
Resumo
A cultura material encerra em seu interior concepções educativas por meio de prescrições escolares que indicam o que e como ensinar. Nesta perspectiva é analisada a revista de Educação Física, organizada pelo órgão do Centro Militar de Educação Física do Rio de Janeiro, de periodicidade mensal e editada entre os anos de 1932 a 1939. Essa revista foi usada no processo de formação de professores no Curso Normal de Educação Física. Suas edições estão situadas no período de criação desse curso em Curitiba, por meio da fundação da escola de Educação Física e Desportos do Paraná. Aborda-se em particular o curso normal de educação física cursado em dois anos em Escolas Normais destinadas à formação de professores primários, onde o professor
obteria o diploma de normalista especializado em educação física. O propósito deste trabalho é analisar o conteúdo dessas revistas para apreender a concepção de educação física nelas contida em consonância com os ideais do período no qual elas são produzidas e entram em circulação. Para tanto, se procede a uma apreciação interpretativa que aponta para um entendimento disciplinar de cunho moral de formação que deveria ser disseminada pelos docentes nos estabelecimentos de ensino primário.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
Os Direitos Autorais para artigos publicados na Educar em Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.