Fotografias escolares: a leitura de imagens na história da escola primária

Autores

  • Rosa Fátima de Souza

Resumo

Este estudo compreende a leitura de fotografias, especificamente, fotografias escolares referentes ao ensino primário na cidade de Campinas, no período de 1897 a 1950. Com base em um acervo constituído de 55 imagens, analisa quatro categorias de fotografias: arquitetura escolar, classes de alunos, corpo docente e atividades escolares; assinalando o discurso sobre a escola, os contextos humanos e as relações sociais reveladas pelas imagens. O texto destaca, também, a relevância da documentação iconográfica para o estudo da História da Educação, em especial, o estudo das instituições educativas.

Downloads

Como Citar

Souza, R. F. de. (2001). Fotografias escolares: a leitura de imagens na história da escola primária. Educar Em Revista, 17(18), p. 75–101. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32819

Edição

Seção

Dossiê Temático