Programa Mais Educação: avanços e desafios para uma estratégia indutora da Educação Integral em tempo integral

Autores

  • Gesuína de Fátima Elias Leclerc Universidade Federal da Paraíba
  • Jaqueline Moll UFRGS

Resumo

Este artigo compartilha parte dos debates sobre a estratégia de ampliação da jornada escolar na perspectiva da Educação Integral no ensino fundamental, engendrada pelo Programa Mais Educação, que é desenvolvido pelo Ministério da Educação em parceria com Estados e Municípios, desde 2008. Seu foco é a compreensão do modus operandi para a paulatina e progressiva reorganização da escola na perspectiva, materializado através dos macrocampos definidos no Decreto Presidencial 7.083/2010. O foco constitui-se pelos apontamentos críticos e propositivos em relação à divisão da vida escolar em turnos e as ações necessárias para sua superação. Trata-se do olhar que capta, por um lado, o turno fixo, em que prevalecem as disciplinas tradicionais, que constituem o núcleo duro do currículo e, por atividades que procuram tornar o "tempo escolar agradável". O trabalho tem como pano de fundo os movimentos realizados pelo Ministério da Educação na implicação de diferentes atores institucionais da educação brasileira na construção de uma pauta política e pedagógica em favor da Educação Integral.

 

Biografia do Autor

Gesuína de Fátima Elias Leclerc, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba

Jaqueline Moll, UFRGS

Doutora em Educação pela UFRGS

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Publicado

2012-11-29

Como Citar

Leclerc, G. de F. E., & Moll, J. (2012). Programa Mais Educação: avanços e desafios para uma estratégia indutora da Educação Integral em tempo integral. Educar Em Revista, 28(45), p. 91–110. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/30008

Edição

Seção

Dossiê Temático