Memória e História em livros didáticos de História: o PNLD em perspectiva

Autores

  • Fabiana Rodrigues Almeida UFJF
  • Sonia Regina Miranda UFJF

Palavras-chave:

ENSINO DE HISTÓRIA, HISTÓRIA – MEMÓRIA – LIVROS DIDÁTICOS – PNLD

Resumo

História e Memória, ainda que possam ser tomadas como categorias conceituais intrinsecamente vinculadas, dizem respeito a processos e dimensões da cultura com distinções e especificidades epistemológicas importantes, teorizadas em seu aspecto distintivo e contraditório, prioritariamente, a partir da divulgação do clássico de Pierre Norá. Ambas são componentes importantes do saber histórico escolar e ambas possuem lugar na matriz disciplinar da História, desde o processo de construção das bases de seu código disciplinar, para utilizarmos a expressão cunhada por Raimundo Cuesta Fernandes. Contudo, muitas vezes tais distinções são obscurecidas em face de uma tentativa de homogeneização epistemológica que pode provocar implicações importantes para a compreensão do ensino de História.

O objetivo desse artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa desenvolvida entre os anos 2009-2012 que - avaliando a totalidade das obras aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2011 - para a disciplina História e, portanto, partindo de um corpus documental representativo daquilo que circula em todo o território nacional, sob a chancela do Estado brasileiro - buscou cartografar tanto a presença quanto a indiferenciação desses campos nos livros didáticos brasileiros.  

Biografia do Autor

Fabiana Rodrigues Almeida, UFJF

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil.

Sonia Regina Miranda, UFJF

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora da área de Teoria e Metodologia do Ensino de História e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Brasil.

Downloads

Publicado

2012-11-20

Como Citar

Almeida, F. R., & Miranda, S. R. (2012). Memória e História em livros didáticos de História: o PNLD em perspectiva. Educar Em Revista, 28(46), p. 259–283. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/29187

Edição

Seção

Demanda Contínua