A guardiã das tradições: a História e o seu código curricular

Autores

  • Katia Maria Abud Universidade de São Paulo

Resumo

Este trabalho estuda a permanência de conteúdos da História do Brasil nos programas escolares. Remete-se às primeiras formulações curriculares da disciplina nos programas do Colégio Pedro II até as propostas curriculares surgidas no final do século XX, para analisar a concepção da História escolar. Fundamenta-se no conceito de código curricular formulado por Raimundo Cuestas Fernandez, que o entende como uma tradição social composta por idéias e princípios e por um conjunto de praticas profissionais que contribuem para fixar a História como disciplina escolar.

Biografia do Autor

Katia Maria Abud, Universidade de São Paulo

Professora Doutora de Metodologia do Ensino de História e do Programa de Pós Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

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Como Citar

Abud, K. M. (2011). A guardiã das tradições: a História e o seu código curricular. Educar Em Revista, 27(42), p. 163–171. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25890

Edição

Seção

Dossiê Temático