Taking the perspective of the other seriously? understanding historical argument

Autores

  • Arthur Chapman Edge Hill University

Resumo

Levando a sério a perspectiva do outro: compreendendo o argumento histórico

Este trabalho discute a natureza do argumento e seu papel e importância na aprendizagem histórica. Este trabalho descreve as estratégias pedagógicas desenvolvidas para auxiliar os alunos a compreender o que é o argumento, a estabelecer modelos de como os argumentos funcionam e a pensar como os argumentos podem ser avaliados. Estas estratégias são explicadas enquanto estratégias genéricas de pensamento crítico; e o artigo demonstra, então, como elas podem ser aplicadas em contextos de educação histórica. As estratégias descritas objetivam tornar claras, para os alunos, as relações lógicas incorporadas pelos argumentos, através do uso de analogias e estratégias de aprendizagem ativa. Estas procuram, primeiramente, possibilitar que os alunos representem relações lógicas de maneira concreta e, em segundo lugar, auxiliar os alunos a manipular e explorar estas relações.   

Biografia do Autor

Arthur Chapman, Edge Hill University

Reader in Education, Edge Hill University, St Helens Road, Ormskirk, Lancashire, L39 4QP, United Kingdom..

Downloads

Como Citar

Chapman, A. (2011). Taking the perspective of the other seriously? understanding historical argument. Educar Em Revista, 27(42), p. 95–106. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25886

Edição

Seção

Dossiê Temático