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Teorías subjetivas de profesores sobre la motivación y sus expectativas de éxito y fracaso escolar

Pablo Castro-Carrasco, Francis General, Richard Jofré, Nicolás Sáez, Ángela Vega, Mariella Bortoluzzi

Resumo


Pesquisa qualitativa que procura descrever e interpretar as teorías subjetivas de um grupo de professores de uma escola técnica pública sobre a motivação escolar (seu papel como agente motivacional e motivação relacionada às alunas) e suas expectativas a respeito do sucesso e fracasso escolar. Os dados coletados, mediante observação direta de reuniões dos profesores e de uma entrevista grupal em profundidade, foram analizados utilizando-se o programa Atlas-Ti, seguindo as orientações da Grounded Theory. Os resultados mostram que a supervalorização, por parte dos profesores, quanto a sua responsabilidade como agente motivacional, ignora outras variáveis no processo ensino-aprendizagem, dependentes tanto das alunas como do contexto educativo, e que suas expectativas de sucesso ou fracasso se relacionam diretamente com os objetivos do estabelecimento.


Palavras-chave


Teorias subjetivas; motivação; expectativas do profesor

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