Educação especial na perspectiva da educação inclusiva: desafios da implantação de uma política nacional.

Autores

  • Mônica de Carvalho Magalhães Kassar Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

Este artigo propõe-se a analisar os desafios do oferecimento de uma educação especial dentro da atual política de educação inclusiva do Governo Federal. Para tanto, apresenta um breve histórico a respeito das diretrizes educacionais baseadas na separação de alunos, que sustentaram a educação especial no Brasil desde sua implantação até a adoção de uma política de matrículas em massa de crianças com ou sem deficiências nas escolas públicas. Discute as condições de implantação da proposta do Governo Federal de um “sistema educacional inclusivo”, que conta com um suporte de atendimento educacional especializado para complementar e suplementar a educação escolar. Apresenta também um estudo de caso em uma escola pública municipal considerada como representativa de sucesso e aponta para limites da materialização da política proposta. Conclui ressaltando os impasses estabelecidos pelas escolhas do Governo Federal para a atual política educacional.

Biografia do Autor

Mônica de Carvalho Magalhães Kassar, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação. Docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS, Campus do Pantanal

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Publicado

2011-11-16

Como Citar

Kassar, M. de C. M. (2011). Educação especial na perspectiva da educação inclusiva: desafios da implantação de uma política nacional. Educar Em Revista, 27(41), p. 61–79. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25002

Edição

Seção

Dossiê Temático