Oficina pedagógica ambiental: proposição de um IQA e utilização de software Google Earth™ em Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente

Autores

  • Sandro Xavier de Campos UEPG
  • Leila Inês Follmann Freire UEPG
  • Elizabeth Weinhardt de Oliveira Scheffer UEPG
  • Thahiane Milaré UEPG
  • Paulo Henrique Medeiros de Lima Martins UEPG
  • Rosimara Zittel UEPG

Resumo

Este trabalho relata uma pesquisa realizada tendo como principal enfoque a análise dos resultados obtidos após o emprego de um material didático (IQA) aliado a recursos tecnológicos (software Google Earth™) utilizados em uma oficina pedagógica ambiental.  A oficina foi desenvolvida com estudantes do ensino médio profissionalizante do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente de uma escola pública na cidade de Ponta Grossa, Paraná.  No trabalho foi realizada a análise da qualidade da água de um arroio no entorno da escola, a qual foi classificada como ruim pelo IQA proposto.  Os resultados apontam para a necessidade de articulação efetiva entre a formação básica e profissional, além de evidenciarem a necessidade de repensar a formação dos técnicos como detentores de conhecimentos científicos e competências profissionais afinadas com a realidade social.

Biografia do Autor

Sandro Xavier de Campos, UEPG

Doutor em Saneamento - Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Leila Inês Follmann Freire, UEPG

Mestre em Educação Científica e Tecnológica (UFSC), Universidade de Ponta Grossa (UEPG)

Elizabeth Weinhardt de Oliveira Scheffer, UEPG

Doutora em Química(UFPR), Universidade Estadual de Ponta Grossa

Thahiane Milaré, UEPG

Doutoranda em Ensino de Ciências Interunidades (USP), Universidade Estadual de Ponta Grossa

Paulo Henrique Medeiros de Lima Martins, UEPG

Graduando em licenciatura em Quìmica, UEPG

Rosimara Zittel, UEPG

Graduanda em Licenciatura em Química da UEPG

Downloads

Publicado

2011-09-29

Como Citar

Campos, S. X. de, Freire, L. I. F., Scheffer, E. W. de O., Milaré, T., Martins, P. H. M. de L., & Zittel, R. (2011). Oficina pedagógica ambiental: proposição de um IQA e utilização de software Google Earth™ em Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente. Educar Em Revista, 27(40), p. 35–50. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/24272

Edição

Seção

Dossiê Temático