Ensino de Psicologia: limites do atual paradigma e a complementaridade do paradigma da complexidades

Authors

  • Solange Martins Oliveira Magalhães Universidade Federal de Goiás

Abstract

O presente artigo, de natureza teórica, tem por objetivo trazer ao debate acadêmico a importância da articulação do paradigma da complexidade ao ensino de psicologia. Destaco essa interlocução como inovadora no contexto da formação docente. Enfatizo alguns limites do paradigma atual e a complementaridade do paradigma da complexidade ao Ensino de Psicologia. Essa reflexão frente à prática formadora marca a busca de novas bases epistemológicas que estimulem a (trans)formação dos sujeitos pessoal e coletivamente. Longe de dar respostas prontas e acabadas, lanço mão da condição de análise crítica e reflexiva, postura que visa a reestruturação dos caminhos percorridos pela psicologia na formação docente.

Author Biography

Solange Martins Oliveira Magalhães, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação. Psicóloga. Professsora do Programa de Pós-Graduação em Educaçao, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás.

Published

2013-04-25

How to Cite

Magalhães, S. M. O. (2013). Ensino de Psicologia: limites do atual paradigma e a complementaridade do paradigma da complexidades. Educar Em Revista, 29(48), p. 265–287. Retrieved from https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/23905

Issue

Section

Demanda Contínua