Formação de professores: um esforço de síntese
Palavras-chave:
formação de professores, profissionalização, corpo docente, sínteses, formation of professors, professionalization, faculty, syntheses.Resumo
Este estudo analisa a produção acadêmica de dois grupos de trabalho: Formação de Professores e Sociologia da Educação, a partir de estudos apresentados nas Reuniões Anuais da Anped e no Seminário da Região Sul (1998). Nosso objetivo consiste em investigar o interesse que os temas formação de professores e profissionalização do corpo docente têm despertado entre os sociólogos da educação, assim como a influência de sociólogos estrangeiros na produção socioeducacional brasileira. Para tanto, foram repertoriados minuciosamente todos os trabalhos e comunicações apresentadas entre 1995 e 2000, classificando-os por tema central; em seguida, procedemos à seleção de alguns trabalhos, que mereceram uma análise mais aprofundada. Finalmente, elaboramos uma síntese apoiada nas conclusões dos estudos selecionados, privilegiando três aspectos básicos, a saber: um novo perfil de professor, a profissionalização e a formação de professores, visando construir categorias de análise que poderão orientar outras pesquisas em curso nessa área de conhecimento.
Formation of professors: a synthesis effort
Abstract
This study analyzes the academic production of two work groups: Formation of Professors and Sociology of the Education, coming from the studies presented in Anped (the Brazilian National Association on Research and Graduate Studies in Education) Annual Meetings and the Anped´s Seminary of the South Region (1998). Our objective consists on investigating the interest that the subjects such as formation of professors and professionalization of the faculty have awakened among the sociologists of the education, as well as the influence of foreign sociologists in the Brazilian socio-educational production. For in such a way, the works and communications presented between 1995 and 2000 had been collected all minutely and classified by their central subject; after that, we proceeded the election from some works, that had deserved a more deepened analysis. Finally, we have elaborated a synthesis supported in the conclusions of the selected studies, privileging three basic aspects, to know: a new profile of professor, the professionalization and the formation of professors, aiming to construct some categories of analysis that will be able to guide more research in course in this area of knowledge.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
Os Direitos Autorais para artigos publicados na Educar em Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.